O número de mulheres motociclistas tem crescido a cada ano no país. De acordo com a Associação Brasileira de Educadores do Trânsito (Abetran), é cada vez mais comum encontrar mulheres no comando das motos.
Seja por diversão – para aquelas que gostam de se aventurar – seja por trabalho, na busca pela independência ou simplesmente para se locomover, a presença feminina está cada vez mais perceptível no trânsito.
Segundo o psicólogo Marcelo Pereira, da Abetran, o aumento do número de mulheres nas ruas, principalmente sobre duas rodas, pode significar a redução de acidentes ou de situações agressivas, já que elas são mais defensivas ao volante, e complementa dizendo que o motorista masculino deveria adotar o comportamento delas nas ruas.
Dados de 2009 apontam que São Paulo é o estado em que houve o maior número de habilitações emitidas para mulheres, seguido do Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na Grande Vitória atualmente existem cerca de 30 mil mulheres com motos, sendo que Vila Velha é a cidade campeã neste ranking, com aproximadamente 8.800 condutoras.